2019

A ACP Bioenergia Ltda comemora os objetivos atingidos durante o ano de 2019. Perseguimos iniciativas estratégicas que capturaram valor para o negócio apoiados em nossas vantagens competitivas.

 

A safra de cana-de-açúcar de 2019 representou um crescimento importante para a companhia, tivemos um aumento no volume de cana produzido de 17,2% face ao anterior, e quando analisado a produção de quilos de ATR, o crescimento foi ainda maior, num total de 24,1%. 

 

Na produção de soja, seguimos pelo segundo ano com a colheita, e pelo terceiro ano com o plantio de aproximadamente 1.200 ha no polo de Goiás, permitindo solidificar a experiência, o conhecimento técnico e operacional da cultura da soja, movimento importante para uma empresa originalmente de monocultura (cana-de-açúcar) com foco na diversificação de culturas. Também efetuamos o plantio de 700 ha no polo do Mato Grosso do Sul, numa modalidade consorciada com produtores de soja da região, permitindo também ampliar nossa experiência e conhecimento na cultura da soja, na região deste polo. 

 

Adicionalmente, houve a abertura de um novo polo produtivo com foco em grãos (soja e milho) no Estado do Tocantins, o que fortalece um dos maiores valores da nossa empresa, bem como um dos principais pontos estratégicos: a diversificação de clima, de solo, de cultura e de crédito, mitigando uma boa parte dos riscos inerentes a atividade agrícola, atualmente já bastante diversificada, nos Estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás, com características climáticas bastante diversas, com condições agronômicas distintas, devido às características de solo, e com diferentes compradores da nossa produção.

 

O novo polo produtivo no Tocantins, localizado na região do Município de Marianópolis do Tocantins, possui índice pluviométrico anual de mais de 2.100 mm, clima totalmente estável, com ausência de histórico de veranicos relevantes e com grandes áreas consolidadas na produção de soja e plantio de safrinha. A região é próxima a Porto Nacional, onde está o porto seco e a ferrovia para escoamento da soja. O projeto iniciou-se com uma área de 2,3 mil ha de abertura e conversão de pastagens em plantio de soja e milho. Para o ano de 2020, já está contratada a expansão com abertura de uma nova área de 2,5 mil ha, também de pastagens, totalizando uma expectativa de plantio de 4,8 mil ha. 

 

A companhia obteve em 2019 avanços importantíssimos nos aspectos de governança corporativa, dos quais nos orgulhamos bastante. Tivemos a conclusão de nossa primeira auditoria das demonstrações financeiras, de 2018 e de 2019, sem ressalvas, além da instalação de um Conselho Consultivo, com a presença fixa de dois conselheiros externos e da diretoria da ACP, afim de aumentar o nível de governança e solidez no processo de tomada de decisões estratégicas da empresa.

 

No final do ano de 2019, iniciamos o projeto ACP 4.0 buscando consolidar a ampliação do uso de tecnologias e sistemas, com o foco na controladoria e nos indicadores agrícolas, com o objetivo de potencializar os ganhos e aumentar o nível atual de governança, através da maior segurança e detalhamento dos níveis de controle, gerando informações de qualidade, aumentando a oportunidade de identificar rapidamente potenciais iniciativas para redução de custos e elevação da performance operacional.

 

Tomamos a decisão de mudar nossa sede administrativa, de Teodoro Sampaio para a cidade de Ribeirão Preto, o centro do agronegócio no Brasil, com o objetivo de estarmos mais situados e aculturados com o agronegócio, acessando profissionais melhor qualificados, serviços especializados no setor e informações mais atualizadas e estruturadas. 

 

É sempre muito importante destacar o reconhecimento da importância e valor das pessoas em nossa companhia, pois em nossa atividade as pessoas fazem a diferença. Temos um time focado e bastante motivado, refletindo num turnover muito abaixo do mercado, e consequentemente num índice baixíssimo de ações trabalhistas. Temos uma atuação diferenciada com nossos colaboradores no campo, somos uma empresa agrícola, e por uma questão óbvia, lá está e sempre estará nosso foco, nossa presença, nossas ações motivacionais e nosso cuidado.

 

Nossa gratidão a todos os nossos colaboradores e demais stakeholders por esse ano de sucesso atingido.

 

A Administração